Deputados do RN e PB Unem Forças para Acelerar Obras da Transposição do Rio São Francisco



Deputados estaduais do Rio Grande do Norte e da Paraíba deram o primeiro passo para uma ação conjunta em defesa de mais celeridade nas obras de transposição de águas do rio São Francisco. Na manhã de ontem, após constatarem atrasos nas obras da transposição na região de Cajazeiras (PB), os presidentes das Assembleias Legislativas e das Frentes Parlamentares da Água da Paraíba e do Rio Grande do Norte, assinaram um ofício requerendo providências urgentes e necessárias ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi. 

No distrito paraibano de Boa Vista, distante 50 km de Cajazeiras, está instalado o canteiro de obras dos lotes 6 e 7 da transposição, que inclui a barragem CaiçaraNo distrito paraibano de Boa Vista, distante 50 km de Cajazeiras, está instalado o canteiro de obras dos lotes 6 e 7 da transposição, que inclui a barragem Caiçara

Os parlamentares potiguares e paraibanos visitaram as obras de barragens que distribuirão água para o Rio Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte. Enquanto as obras na Paraíba estão 82% concluídas, nenhuma intervenção no estado potiguar foi iniciada.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza, chegou a Cajazeiras de avião, acompanhado dos deputados George Soares, Gustavo Fernandes e Galeno Torquato, que presidente a Frente Parlamentar da Água. Eles foram recebidos no Aeródromo do município pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa paraibana, João Henrique Sousa, e pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água da Paraíba, Jeová Vieira Campos.

Os parlamentares seguiram em comboio para o Distrito Boa Vista, distante 50 quilômetros de Cajazeiras, no qual está instalado o canteiro de obras da Construtora Queiroz Galvão. A empresa é responsável pelos Lotes 6 e 7 da transposição, cujo valor contratado foi de aproximadamente R$ 585 milhões.

“Estamos unindo forças para que a gente possa ter esse trabalho da União das Assembleias, que mantem uma proximidade com a população e são porta-vozes das suas necessidades”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa potiguar, Ezequiel Ferreira de Souza. No canteiro de obras, ele e os demais parlamentares ouviram do engenheiro Dinarte Maia, responsável pelas obras dos Lotes 6 e 7 da Construtora Queiroz Galvão, explicações relativas ao andamento das obras.