Neste Sábado Acontece o Fenômeno 'Superlua'; Veja a melhor hora para observação




A expectativa é que a lua pareça até 13% maior do que o habitual em fase de lua cheia  

Neste sábado (29) terá o céu diferente e curioso para os amantes da astronomia: uma "superlua" cheia. O fenômeno conhecido por 'perigeu' ocorre no momento em que o satélite natural está em seu trecho de órbita mais próximo da terra, o que dá a impressão de que está maior e mais brilhante do que habitualmente. A dica para a melhor observação do fenômeno é aproveitar as primeiras horas da noite, quando a lua ainda está próxima do horizonte.

O mesmo fenômeno da Lua no perigeu ocorreu na sexta-feira (20 de março), mas coincidiu com a lua nova, o que dificultou a visibilidade do fenômeno. A lua no perigeu ocorre quando o satélite fica a menos de 360 mil quilômetros do planeta. No oposto, o 'apogeu', esta distância fica acima dos 400 mil quilômetros. No sábado, a expectativa é que a lua esteja a 358.289 quilômetros de distância da Terra, o que fará com que ela pareça até 13% maior do que o habitual em fase de lua cheia.

Apesar de termos  outros dois episódios de superlua neste ano (28 de Setembro e 27 de Outubro), a observação mais favorável será a desta, já que a diferença entre a Lua Cheia e o perigeu será de apenas 66 minutos. A distância prevista entre Lua e Terra será, respectivamente, de 356.876 quilômetros e 358.463 quilômetros.