DOR!! Criança Morta em Praia na Turquia é Homenageada No Mundo

zz criança 9
Foto: AFP

A face mais cruel da crise migratória na Europa foi evidenciada nesta quarta-feira(02) com uma foto marcante de uma criança encontrada morta na costa da cidade turca de Bodrum.   A criança estava em um barco de refugiados que afundou ao tentar chegar à ilha de Kos, na Grécia.
Aylan morreu afogado ao acompanhar a família durante tentativa de fuga da guerra. Além dele, a mãe e o irmão mais velho também morreram no mar Mediterrâneo. O pai do garoto, Adbdullah, sobreviveu. A família tentava chegar à Grécia para, de lá, tentar uma nova vida no Canadá.
Na internet, postagens com a hastagh #KiyiyaVuranInsanlik – algo como ‘humanidade lavada’, em turco – tomaram conta das redes sociais, acompanhadas de ilustrações. A imagem gerou desenhos e montagens de internautas.

zzz image

A família do menino sírio encontrado morto em praia turca, cuja foto chocou o mundo na quarta-feira (2), estava fazendo uma desesperada tentativa de fugir para o Canadá, apesar de seu pedido de asilo ter sido rejeitado. A imagem que mostra a criança de 3 anos, vestida com sua pequena camisa vermelha e calça azul, tornou-se símbolo do drama enfrentado por refugiados que tentam chegar à Europa e do fracasso da União Europeia (UE) em lidar com a questão. O bloco enfrenta a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

A Síria já estava em guerra quando Aylan Kurdi nasceu. Ele morreu com o seu irmão Galip, de 5 anos, e sua mãe, Rehan. Seu pai, Abdullah, sobreviveu.

zz image 2

Em declarações à imprensa canadense na noite de quarta-feira, parentes que moram no Canadá disseram ter recebido uma ligação de Abdullah Kurdi contando que sua mulher e os filhos estavam mortos, e que agora só queria voltar para sua cidade natal curda de Kobani para enterrar sua família. A cidade foi bombardeada durante intensos combates no início deste ano entre o Estado Islâmico (EI) e combatentes curdos.




#Fonte: Agência O Globo