domingo, 4 de outubro de 2015

Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu Reuniu Mais de 10 mil Pessoas

O encerramento da Festa dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu reuniu mais de 10 mil pessoas, neste sábado (3), no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. Sem engarrafamentos, ao contrário de anos anteriores, e com policiamento reforçado, o evento contou com muita animação e fé.

"Esse é um momento de valorização e respeito, de muita ação de graças, pelos mártires. Para nossa igreja, é uma união pela fé, que já celebra 370 anos", explicou o Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. E acrescentou: "com muita alegria, em agosto passado, fomos informados que o papa Francisco deseja canonizar nossos mártires".

A cantora Joanna gravou um CD, em 2011, com músicas do Padre ZezinhoA cantora Joanna gravou um CD, em 2011, com músicas do Padre Zezinho

Esse processo, ainda sem data para oficialização, foi celebrado pelos fiéis e personalidades públicas presentes. "Precisamos de santos nativos. Atualmente, temos apenas Frei Galvão. E esperamos, podendo, neste momento especial, ressaltar a misericórdia, como o Pai", celebrou Dom Jaime.

Tal espírito missionário foi base também para o tema desta 14ª edição da festa, intitulado “Com a benção dos mártires vivenciamos uma igreja comunidade nas comunidades”. Segundo a Arquidiciocese de Natal, eles refletem "o espírito missionário do Brasil hoje”.

Além do momento religioso, o evento contou também com shows de artistas nacionais, como a cantora Joanna, sucesso da MPB e que, em 2011, lançou o CD "Em Nome de Jesus", com músicas do Padre Zezinho. No altar/palco, estavam também figuras políticas de São Gonçalo do Amarante e do Governo do Estado.

Na platéia, fiéis como o seu Manoel, de 67 anos, e a dona Sebastiana, de 99 anos. Mãe e filho estiveram pela primeira vez na Festa dos Mártires. "Somos daqui da zona Norte de Natal e viemos, só nós dois, conhecer. Foi muito bom, vamos voltar no ano que vem", disse Manoel.

Entre os mais novos, compareceu o estudante Daniel Cunha, de 20 anos. "Faz dois anos que venho sozinho. Em nome da devoção aos mártires", contou o jovem, informando também que desde 2005 cumpre promessas e agradece a recuperação de um familiar, que tinha uma lesão nos pés.

A saúde, inclusive, motiva outras pessoas à devoção. É o caso de Maria José, 57 anos, do município de Pureza. "Venho há três anos seguidos, em caravana. É muito bom. Espero continuar bem para continuar vindo. Se Deus quiser, acontecerá", declarou.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.