sexta-feira, 9 de outubro de 2015

RN tem 80 Cidades em Rodízio D’água

Em uma semana, o número de cidades em rodízio de abastecimento de água no Rio Grande do Norte praticamente dobrou. Até sexta-feira passada, eram 42 as cidades com datas e horários estabelecidos para o recebimento de água nas torneiras. Hoje, são 80 municípios com o abastecimento reduzido em decorrência da seca que deverá se estender por 2016. 

O rodízio atinge, conforme anunciado ontem em coletiva de imprensa pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão de Águas (Igarn), 48% do Estado potiguar, formado por 167 cidades. Se for levado em consideração as cidades abastecidas diretamente pela Caern – 153 – o percentual é maior: 52%.

Hoje, dos 47 reservatórios com capacidade acima dos cinco milhões de metros cúbicos, 20 estão em volume morto, com menos de 10%. Já o açude Gargalheiras (foto) está completamente secoHoje, dos 47 reservatórios com capacidade acima dos cinco milhões de metros cúbicos, 20 estão em volume morto, com menos de 10%. Já o açude Gargalheiras (foto) está completamente seco

“Justamente para poupar nossos mananciais para o ano de 2016, cujas previsões apontam para mais um ano de seca, iniciamos o rodízio nesses municípios”, frisou o diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano. Em outras 11 cidades,  a situação é ainda pior: colapso. O abastecimento humano só é possível graças aos carros-pipa contratados pela Caern, cuja operação já consumiu R$ 4,7 milhões entre janeiro e setembro. Em 120 comunidades rurais, o abastecimento também está sendo feito por carros-pipa, cujo financiamento é feito pelo Governo Federal através do Exército.
O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, ressaltou que as “perspectivas não são boas para o Rio Grande do Norte”, pois “as previsões não apontam recarga dos mananciais por chuva em 2016”. Hoje, dos 47 reservatórios com capacidade de armazenamento de água acima dos cinco milhões de metros cúbicos, 20 estão em volume morto, com menos de 10% da capacidade hídrica reservada. “Isso dificulta a captação da água pela Caern”, ressaltou Josivan Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.