quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Transposição do Rio São Francisco Chega ao RN em 2016

Até o fim de 2016, o Rio Grande do Norte deverá receber as águas do Rio São Francisco através da perenização do Rio Piranhas-Açu. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu ao governador Robinson Faria, no evento RN pela Transposição realizado na Assembleia Legislativa potiguar, que a obra estimada em R$ 150 milhões para a construção de um canal de seis quilômetros interligando os Reservatórios Caiçaras e Engenheiro Ávidos, na Paraíba, estará pronta dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal. Através deste canal, o estado potiguar receberá água do ‘Velho Chico’ e não sofrerá, em tese, perdas em relação às demais unidades federativas - Ceará, Paraíba e Pernambuco - também beneficiadas com a Integração.

Em Audiência Pública, ontem, o ministro Gilberto Occhi esclareceu a deputados, prefeitos e vereadores os projetos da TransposiçãoEm Audiência Pública, ontem, o ministro Gilberto Occhi esclareceu a deputados, prefeitos e vereadores os projetos da Transposição

A partir da liberação da água represada no Reservatório Ávidos, nas proximidades da cidade paraibana de Cajazeiras, o Rio Piranhas, que quando chega ao Rio Grande do Norte se une ao Açu formando a Bacia Piranhas-Açu, se perenizará. Consequentemente, as Barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves terão seus níveis de água elevados regularmente.  
“Nós estamos só no processo final de elaboração de projetos de definição de qual será o melhor encaminhamento do projeto. Nós estamos trabalhando em paralelo, a definição jurídica de um instrumento aditivo ao contrato da Queiroz Galvão. Essa obra tem condições plenas de ser executada nos próximos meses e garantirá que a água chegará ao Engenheiro Ávidos e, assim, ela chegará à região do Rio Grande do Norte”, disse Gilberto Occhi.

A expectativa é que as cidades da Região Seridó, principalmente, tenham mais segurança hídrica e regularidade no abastecimento quando a Integração for concluída e atingir o Rio Grande do Norte. Na Audiência Pública realizada ontem na Assembleia Legislativa, a partir de uma parceria com o Senado Federal, o ministro Gilberto Occhi expôs a deputados estaduais, prefeitos e vereadores potiguares, dados relativos ao andamento da obra de Integração do Rio São Francisco e como o Rio Grande do Norte será beneficiado.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.