Canguaretama: MARCELO ALECRIM É PREMIADO POR GESTÃO DE PESSOAS


A aposta em melhoria da gestão de pessoas e em práticas que proporcionem o bem-estar e o desenvolvimento de seu capital humano levou a distribuidora de combustíveis ALE, com sede em Natal, ao topo do ranking das melhores empresas em gestão de pessoas do país. O reconhecimento foi dado em premiação do jornal Valor Econômico, por meio do Valor Carreiras, em parceria com a consultoria Aon Hewitt.

O presidente da companhia, Marcelo Alecrim: Transparência, treinamentos e incentivosO presidente da companhia, Marcelo Alecrim: Transparência, treinamentos e incentivos

Quarta maior distribuidora de combustíveis do país, a ALE foi a segunda colocada no prêmio Valor Carreira, na categoria de empresas com quantidade de funcionários entre 1.001 e 1.500 – a ALE tem 1.302. O estudo é um processo de avaliação que culmina com a  premiação das melhores. A primeira colocada na categoria foi a Central Nacional Unimed (CNU). A diferença entre as duas no placar final, no entanto, é de apenas um ponto percentual.

Em entrevista à revista Valor Carreira, o presidente da ALE, Marcelo Alecrim, destacou os quatro principais eixos que têm norteado as práticas de recursos humanos da companhia: comunicação e transparência; desenvolvimento e treinamento; incentivo e reconhecimento; segurança e saúde.

Um dos programas da empresa citados como destaque é o Ale Performance, em que colaboradores e chefias são avaliados (estes por seus comandados) nos quatro últimos meses do ano.

Por meio do programa, a empresa identifica novas lideranças, premia os melhores, traça planos de desenvolvimento para os colaboradores cujos desempenhos  ficam abaixo do esperado, revela possíveis lacunas na área de treinamento e promove melhorias nas práticas de recursos humanos.

Os colaboradores com desempenho considerado “ótimo” recebem aumento salarial ou bônus e são promovidos. Já quem fica abaixo do esperado ganha treinamento ou acompanhamento mais direto da liderança.