quinta-feira, 19 de novembro de 2015

RN Tem Mais de 6 mil Suspeitas do Zika Virus

O Estado tem 73 casos de zika vírus confirmados e  6.261 notificações desde janeiro deste ano, embora o Ministério da Saúde diga que a introdução no Brasil do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – o mesmo da dengue e chikungunya -, tenha sido a partir de maio. Os dados foram repassados pela subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da
Saúde Pública (Sesap), Kristiane Carvalho Fialho.

Hospital Pedro Bezerra, na zona norte de Natal, tem maior registro de microcefalia por ser referência para casos de média e alta complexidade na rede SusHospital Pedro Bezerra, na zona norte de Natal, tem maior registro de microcefalia por ser referência para casos de média e alta complexidade na rede Sus
Em relação ao vírus da dengue,  até o dia 7 de novembro (semana epidemiológica 44), a Sesap confirma 5.528 casos dentre 26.577 casos suspeitos notificados.

Segundo a Sesap, os municípios com maior número de casos de zika vírus eram, até ontem, Natal (22) - que responde por 30,14% dos casos da doença no Estado, contra 69,86% do interior -, Parnamirim (14) e Guamaré (10).

Kristiane Fialho admite também, que pode ocorrer subnotificação de casos desta doença, a exemplo do que acontece com outras patologias. No caso do zika tem um agravante, “porque é uma doença nova pra gente, começou a circular na África (anos 40) e é muito parecida com os sintomas da dengue e da febre chikungunya”, avalia.
A subcoordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica diz que o diagnóstico do zika tem algumas diferenças - “o que se relata é que o zika dá uma febre baixa na pessoa, que fica prostrada um pouco e tem dores como a dengue, que tem como marcador a febre alta, mas o diferencial maior do zika é a coceira, que a dengue não dá”.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.