quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Taxa de Desemprego Cresce e é Recorde na Grande Natal

Com uma taxa de desocupação atingindo os 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o Rio Grande do Norte voltou a figurar negativamente em número de profissionais na força de trabalho brasileira, atrás apenas da Bahia, com taxa de  17% no período. Os percentuais são superiores à média nacional de 8,9%. Na Grande Natal, a número foi pior: 13,7%. Foi a maior registrada na área desde que os dados passaram a ser divulgados, no ano 2012.

Em relação aos setores, a maior queda na quantidade de pessoas ocupadas foi na construçãoEm relação aos setores, a maior queda na quantidade de pessoas ocupadas foi na construção

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, a realidade potiguar é pior quando comparada aos 10,5% de desocupados no trimestre de julho a setembro de 2014.

Na prática, ocorreu um aumento de 2,1 pontos percentuais na taxa de desocupados no RN.

Em relação aos setores,  houve redução de ocupação na construção civil, que viu a quantidade de pessoas ocupadas cair 18,6%, na agricultura, pesca e pecuária (-7,4%) e indústria geral (-1,2%), na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.  Houve aumento de pessoal em segmentos como alojamento e alimentação (22,2%), administração pública (11,6%),  e comunicação (14,3%).

Segundo o economista e chefe do IBGE no RN, Aldemir Freire, há dois fatores principais atuando nesse quadro. De um lado há queda das ocupações na construção civil e na agropecuária e a estagnação ou crescimento muito baixos dos demais setores. “De outro, estamos vendo uma parcela maior da população procurando trabalho”, disse. “O que está acontecendo é que o mercado não está gerando postos suficientes para atender a toda população que está procurando trabalho”.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.