CÉLULAS-TRONCO PODEM AUXILIAR TRATAMENTO CONTRA A AIDS


Com o avanço da medicina, a esperança de cura para aqueles que já têm o vírus evoluiu. Uma nova terapia com células-tronco pode ser uma grande aliada no combate à doença. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que células-tronco modificadas geneticamente podem atacar células infectadas pelo HIV em organismos vivos.

Para chegar à conclusão, os cientistas modificaram células-tronco humanas do sangue e descobriram que elas podem formar células T maduras (linfócitos), que tem o potencial de atacar o HIV nos tecidos onde o vírus reside e se reproduz.

O estudo foi feito em um roedor, espécie animal na qual a infecção pelo HIV se assemelha à doença e sua progressão em seres humanos. Em uma série de testes realizados duas e seis semanas após a introdução das células modificadas, os pesquisadores descobriram que o número de células CD4 “ajudantes” das células T, que se esgotam durante a infecção pelo HIV, aumentou, enquanto os níveis de HIV no sangue diminuíram.