quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Católicos Celebram a Tradicional Festa dos Santos Reis

A Festa de Santos Reis, também conhecida em outras regiões do país como Folia de Reis e/ou Reisado, é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore. Na tradição católica, ela é celebrada para rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). 
Quando a Igreja fixou o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.
Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, a Festa de Santos Reis passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. Até meados do século XX, principalmente em cidades do interior, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos.. Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País.
Símbolos da cidade de Natal
Em Natal, a presença dos três Reis Magos tem ligações com a própria origem da cidade. A capela construída dentro da fortaleza, marco inicial da ocupação territorial do litoral potiguar pelos portugueses no século XVI, foi dedicada aos três Reis Magos. A própria fortaleza foi batizada com esse nome e, desde o início, as celebrações natalinas dos primeiros colonos se davam em torno da capela. 

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.