Economia Precisa Mudar de Rumo Em 2016


Com um mercado consumidor de fazer inveja a qualquer país emergente, o Brasil só precisa de uma direção para acordar esse gigante neste ano. Essa é a tese do presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (Sift/RN), João Lima. Esse norte preconizado pelo líder empresarial se traduz em reformas de base, mudança na política econômica e outra visão de órgãos de fiscalização dos governos segundo a ótica de Lima.

Expectativa de inflação em alta até o final do primeiro semestre prejudica vendas no comércio, um dos termômetros da economiaExpectativa de inflação em alta até o final do primeiro semestre prejudica vendas no comércio, um dos termômetros da economia

“O Brasil tem uma das coisas mais importante do mundo que é um mercado interno espetacular. Por outro lado, nos últimos anos, muito mais em função de políticas macroeconômicas equivocadas, a indústria brasileira tem perdido competitividade”, disse. Ele não é afeito a utilizar o termo “desindustrialização”. “Não acredito que isso é uma coisa que veio para ficar. Se o Brasil, tomar medidas corretas, a indústria brasileira tem condições de reverter esse quadro. Sempre que existem crises também. Às vezes o País precisa de uma chacoalhada forte para mudar o rumo”, acrescentou.