segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Fiern Pede Pacto em Defesa do Emprego após RN Perder 26 mil Postos de Trabalho


Amaro Sales foto Mamede
Em novo artigo publicado no jornal Tribuna do Norte deste domingo (14), o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales, defendeu um pacto nacional em defesa do emprego. O empresário alertou para os altos índices de desemprego registrados em todo o país nos últimos meses de 2015. Apenas no RN foram cerca de 26 mil postos a menos no setor industrial. Confira abaixo o artigo, na íntegra.

Vamos vencer o desemprego
Amaro Sales de Araújo, Presidente da FIERN e COMPEM/CNI
O drama do desemprego é uma ameaça concreta aos dias atuais. Além de ser um grave problema pessoal para quem vive a angústia de não ter trabalho e renda, o desemprego afeta direta e fortemente a economia. O emprego é uma célula que aviva a economia; é o elo indispensável ao ciclo virtuoso do desenvolvimento. Cada empregado é um centro de consumo, sob a ótica econômica, e, de fato, um contribuinte para o Estado. Sem o giro da produção, trabalho, renda, empregos formais, ou seja, sem fato gerador, o Estado não terá arrecadação e, consequentemente, não terá meios para suportar as despesas que lhe são inerentes.

Parece tão óbvio tudo que foi dito, mas, infelizmente, o assunto, na vida prática, não se apresenta assim… Primeiro, porque é mínimo o estímulo para a criação de empregos. O custo, associado à uma atuação intransigente de alguns órgãos de controle e fiscalização, precisa ser reavaliado. Sinceramente, na maioria dos casos, o empregador se sente penalizado porque sonhou, empreendeu, gerou emprego formal, mas somente recebe pancadas do Estado e de uma legislação arcaica, construída em uma realidade econômica bem diferente da atual. A crise atual deveria, pelo menos, servir para provocar uma mudança séria na legislação trabalhista e na postura de quem a fiscaliza e, com ela, pune o empreendedor.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.