O Vírus Zika Pode Ser Ameaça Global Maior que o Ebola, diz OMS

zz506972062_770x433_acf_cropped

O alerta é feito por especialistas da Organização Mundial de Saúde e surge na véspera de uma reunião de emergência da OMS para discutir a dimensão da ameaça trazida pelo vírus.

O vírus Zika poderá ser uma ameaça maior do que a epidemia de Ébola que matou mais de 11 mil pessoas em África, segundo os especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), citados pelo jornal britânico “The Guardian”.
As declarações surgem na véspera de uma reunião de emergência da OMS, que se realiza esta segunda-feira e na qual será decidido se a ameaça trazida pelo vírus Zika deve ou não ser considerada como uma crise global de saúde.

“O verdadeiro problema é que tentar desenvolver uma vacina que teria de ser testada em mulheres grávidas é um pesadelo em termos práticos e éticos”, afirmou ao jornal britânico Mike Turner, diretor do departamento de infeção e imunobiologia do Wellcome Trust.

Na quinta-feira passada, a Organização Mundial de Saúde já tinha reconhecido que a epidemia de zika está a “propagar-se de maneira explosiva” no continente americano. “O nível de alerta é extremamente alto” para esta epidemia, afirmou a diretora global da OMS, Margaret Chan, durante uma reunião em Genebra, temendo-se “uma potencial disseminação internacional”.