Secretaria de Saúde Firma Parceria com Cosern para Mapear Focos do Aedes em todo o RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acaba de firmou parceria com o grupo Neoenergia para que os leituristas da Cosern que diariamente percorrem residências e prédios comerciais em todo o Estado passem a integrar o “exército” contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

A companhia dispõe de 400 leituristas que estão presentes em mais de 1 milhão e 300 mil residências no Estado. Sua atuação no dia-a-dia será identificar os possíveis focos e criadouros de mosquitos, bem como distribuir panfletos informativos para a população. Antes de cair em campo, eles serão capacitados por agentes da Sesap para a missão estratégica de combate ao Aedes.

Na prática, quando forem identificados os locais com perfil de foco e criadouros do mosquito, os leituristas emitirão para a secretaria as coordenadas geográficas com a localização do problema. Os relatórios dos possíveis focos serão disponibilizados semanalmente. Com o retorno das ações, a secretaria enviará um balanço com as ações desencadeadas a partir deste relatório.