terça-feira, 22 de março de 2016

Zika na Gravidez Causa Microcefalia em 1% dos Casos



 
As constantes notícias relacionando o vírus zika na gravidez a casos de microcefalia deixam tanto as gestantes quanto a população em alerta. Porém, um estudo publicado na última terça-feira (15), na revista inglesa Lancet, pode começar a dar outros contornos a esse assunto.
 
Ao analisar o surto do vírus na Polinésia Francesa, entre 2013 e 2014, os cientistas constataram que apenas 95 a cada 10 mil mulheres infectadas no primeiro trimestre da gestação teriam um bebê com microcefalia. Arredondado esses cálculos, o número fica na casa de 1%.

Outras malformações sabidamente associadas ao vírus, como calcificações e degeneração ocular, não foram consideradas na análise. Além disso, os autores não levaram em conta, como um agravante para a chance de desenvolver a síndrome, a presença de vermelhidão na pele e de outros sintomas. Essa associação foi realizada por estudos anteriores.

Casos brasileiros ainda são temerários
Apesar de representar uma notícia que, de certa forma, tranquiliza a população, o estudo tem suas limitações. Importar os resultados colhidos em um arquipélago de 270 mil habitantes para um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, é impreciso.

Outro ponto que merece cautela na interpretação desses dados diz respeito à chamada taxa de ataque, razão entre infectados e população exposta ao vírus. Enquanto na Polinésia esse número ficou em 66%, no Brasil estima-se que seja 10%. No entanto, sabe-se que esse valor poder variar em locais e circunstâncias distintas.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.