terça-feira, 19 de julho de 2016

Com Apoio de Entidades Representativas, a Senadora Fátima Bezerra, RN, Quer Construir Projeto de Lei Que Fortaleça a Petrobras

fatima PL

A Petrobras anunciou a venda de 40 campos maduros dos 68 existentes no Rio Grande do Norte. Durante as negociações, por até um ano, vai paralisar a produção em pelo menos três sondas, gerando demissão de 5 mil trabalhadores terceirizados, de acordo com o Sindipetro-RN. 

Motivada por esse desmonte da estatal, a senadora Fátima Bezerra, representante da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Petrobras, sugeriu nesta segunda-feira (18), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, construir, junto com entidades representativas, um projeto de lei que funcione como um novo marco regulatório e que fortaleça a empresa.

O debate na Assembleia foi proposto pelo deputado estadual Fernando Mineiro para discutir impactos econômicos dos desinvestimentos na Petrobras. Participaram representantes da empresa, do Sindipetro-RN, da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação dos Engenheiros da Petrobras no RN e CE.

“Nós podemos apresentar essa alternativa via Senado. Podemos pensar em um projeto de lei que traga um marco regulatório vindo na direção daquilo que nós defendemos, que é a presença da Petrobras, o fortalecimento da Petrobras. Não é a Petrobras se afastar dos campos maduros, por tudo aquilo que já foi colocado”, disse Fátima, referindo-se aos números positivos apresentados durante a audiência.

A empresa tem 43 anos no Rio Grande do Norte. Nesse tempo, produziu R$ 9,3 bilhões. Só em abril deste ano, o Rio Grande do Norte produziu 587 barris de petróleo. Entre 2001 e 2015, R$ 235 milhões foram destinados a pesquisa e projetos tecnológicos.

“Que outra composição institucional poderia ser feita? Que tipo de marco regulatório poderia ser idealizado, concebido? Envolvendo pequenas empresas, cooperativas, com a participação de trabalhadores e trabalhadoras da própria Petrobras”, esclareceu a senadora, colocando o mandato à disposição de entidades de todo o Nordeste para dialogar sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.