sexta-feira, 22 de julho de 2016

Segurança Causa Saia-justa entre Rio-2016 e Governo por Imagem dos Jogos


Pedro Ladeira/Folhapress

A atuação do governo federal na segurança dos Jogos tem causado uma saia-justa com o Comitê Organizador Rio-2016. Há uma preocupação de que ações ostensivas podem ter impacto de forma negativa na imagem da Olimpíada e assim ter afastado o público. A crítica ocorre até dentro de setores do próprio governo.

A Olimpíada acontecerá precedida por uma série de notícias ruins: falência do Estado do Rio, zika, aumento de violência na cidade olímpica. E o Rio-2016 já administrava essas crises de imagem que chegaram a gerar a devolução de 50 mil ingressos só após o anúncio da calamidade no governo estadual. Na avaliação do comitê, uma das imagens mais negativas foi o protesto de policiais com faixas dizendo "Bem-Vindo ao Inferno" no aeroporto.

Paralelamente a tudo isso, o governo federal iniciou uma campanha antiterrorismo com estardalhaço na mídia. Primeiro, na última sexta-feira, o Ministério da Defesa anunciou o reforço de todo o plano de segurança para a Olimpíada após o atentado terrorista em Nice, na França. Não houve nenhum aviso da mudança ao comitê Rio-2016 e ao COI (Comitê Olímpico Internacional). Naquele mesmo dia, houve uma reunião para alinhar a comunicação entre as partes, que tinha ficado frouxa após a troca de governo.

Depois da mudança de planos, o governo anunciou a deportação de um suposto terrorista e estar monitorando uma lista de suspeitos. O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, tem dado entrevistas falando sobre diversas medidas antiterrorismo, ainda que minimize o risco. 

Além disso, os organizadores dos Jogos estão incomodados com as simulações de operações de segurança no Rio de Janeiro como a ocorrida no domingo, no Maracanã. Entendem como excesso de exibição de força. Essa opinião é compartilhada por setores do Ministério da Justiça que avaliam que a Defesa está exagerando ao tratar os Jogos Olímpicos do Rio como uma guerra, e não um evento festivo.




#Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.