Canguaretama: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO CLASSIFICA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO COMO "EFICIENTE"

Um dos maiores jornais do Brasil, a Folha de São Paulo, divulgou na sua página na internet o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), pelo qual cruzou dados para constatar a eficiência das administrações públicas municipais país afora. O levantamento da Folha classificou a gestão de Canguaretama como “eficiente”, o conceito mais alto da classificação.

Nos três quesitos avaliados, Canguaretama obteve notas maiores que as médias nacionais. Na Educação, o município obteve 0,58 enquanto que a média nacional foi de 0,50. Na Saúde, o desempenho foi parecido. Canguaretama obteve 0,56 enquanto que a média nacional foi de 0,50. No quesito Saneamento, o município obteve 0,57 quando a média nacional foi de 0,56.

A Folha de São Paulo também identificou que, em Canguaretama, os investimentos em Educação e Saúde são maiores que a média nacional. Enquanto os municípios do Brasil investem em média 32% do orçamento com Educação, em Canguaretama esse investimento é de 52%. No município, a Saúde recebe 25% do orçamento, quando no resto do país esse investimento não costuma ultrapassar os 24%, com cobertura de 100% por equipes de atenção básica.

A classificação de Canguaretama como “eficiente” coloca a administração do município no seleto grupo de apenas 24% das gestões municipais de todo o país que atingiram o conceito máximo, onde se oferta mais Saúde, Educação e Saneamento para a população gastando menos recursos.