domingo, 27 de novembro de 2016

Alunos do IFRN Apresentam Projetos Tecnológicos Para Inclusão Social

Carro coberto que permite ao deficiente físico utilizar cadeira de rodas para passear na área (Foto: Divulgação / IFRN)
 
Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte apresentam nesta quinta (24) e sexta-feira (25), projetos tecnológicos associados a inclusão social e acessibilidade. A exposição dos trabalhos acontecem durante a IV Mostra Tecnológica do IFRN, programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão da instituição. O evento será realizado no Campus Parnamirim até o dia 26 deste mês. A visitação conta com 38 projetos e é aberta ao público.

Segundo a assessoria de comuicação do IFRN, entre os trabalhos apresentados está a “Bengala Eletrônica”, que tem como finalidade ajudar na locomoção de deficientes visuais. “Ele emite um sinal vibratório na mão do usuário ao identificar algum obstáculo, evitando acidentes. Outro projeto que vai ser apresentado é a ”Tecpulse – análise da saúde pelo pulso”, que visa desenvolver uma pulseira que alerte sobre possíveis quedas de idosos a pessoas responsáveis por eles, além de acompanhar outras variáveis relacionadas à saúde dos usuários”.

Para o coordenador da Mostra Tecnológica, professor João Teixeira, a atividade é uma oportunidade para que os projetos sejam aprimorados e expostos à população. “A mostra tecnológica é uma grande oportunidade para que os nossos alunos mostrem sua produtividade científica e tecnológica para a comunidade do IFRN e à população. A ideia é que, a partir das críticas e sugestões ao longo da mostra, os estudantes possam aprimorar os projetos para que eles realmente possam ser disponibilizados à sociedade”, comentou.

Os trabalhos disputam oito credenciais para competições científicas nacionais que credenciam para eventos internacionais, entre elas, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP).

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.