quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Canguaretama: CONHEÇA A PRAIA DE BARRA DO CUNHÁU, DESTINO DO VERÃO 2017

Distante 75km da capital do Rio Grande do Norte, a paradísiaca Barra do Cunhaú será palco para a arena de verão do Rota Inter TV. Destino consolidado para o turismo nacional e também para os adeptos ao kitesurf, foi escolhido pelo programa não é à toa, a beleza natural é destaque na região.

Cunhaú, vem do Tupi, significa "água de mulher". Já Câmara Cascudo, descreveu como "O lugar onde as moças bebem água". A verdade é que as praias calmas e extensa faixa de areia semi-deserta, fazem do local um dos mais belos do Nordeste. Na praia, os recifes formam piscinas naturais para banho entre a foz dos rios Catú e Curimataú além das dunas. Um cenário perfeito para o descanso. Este ambiente hospeda a rica vida dos manguezais e dos criadouros de camarão em abundância no local.

A localidade apresenta uma boa infraestrutura para turismo, com pousadas e ótimos restaurantes. A gastronomia no local é abastecida em sua maioria por frutos do mar, como os deliciosos e suculentos camarões, lagosta, entre outros.

Barra do Cunhaú é inclusive, um pólo de carcinicultura, a produção de camarões em cativeiro. Nos últimos anos, as principais atividades econômicas de Barra do Cunhaú - que antes eram a pesca e a cana de açúcar - são a produção de camarões e o turismo. 

O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de camarão do país e detentor da maior área cultivada em território brasileiro. Frente às condições ecológicas favoráveis, a região Nordeste, e em especial o RN, concentra a maioria das fazendas de cultivo de camarão no país com cerca de 1800 produtores. A produção atual do RN é de aproximadamente 400 toneladas mensais.

Origem
 
Conta-se que a Barra do Cunhaú originou-se com a construção de um Fortim por marinheiros que se demoraram pelo encalhe do seu navio, para se abrigarem e se protegerem enquanto aguardavam o resgate.

Esse reduto foi atacado duas vezes, sendo a primeira em abril de 1634 e o segundo em outubro do mesmo ano. Os atacantes empreenderam uma ofensiva rápida e violenta, tomando o forte na noite de 21 de outubro. Houve crueldades inomináveis e os despojos foram transportados para um barco que foi a pique ao sair da barra. As ruínas do Fortim foram destruídas completamente pela ação do tempo e as águas do Atlântico.

Barra do Cunhaú pertence ao município de Canguaretama, sendo seu primeiro núcleo de colonização, a aldeia Gramació, hoje o município de Vila Flor.






#Fonte: Intertv Cabugi

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.