segunda-feira, 5 de junho de 2017

Consumidor Pode Receber de Volta Dinheiro da Luz

conta-de-luz-aumentoAs empresas fornecedoras de energia elétrica de todo o Brasil estão sendo questionadas por consumidores na Justiça pelo que seria uma dupla cobrança do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) na conta mensal: sobre a energia utilizada propriamente dita e sobre a Tusd e a Tust (Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição e de Transmissão).

Segundo as ações na Justiça, o consumidor deve pagar o ICMS somente da energia utilizada, já que o ICMS que incide sobre a Tusd e a Tust é uma despesa apenas das empresas, não de seus clientes, no caso, os usuários do sistema.

Para ajudar o consumidor a calcular quanto poderia receber de volta da empresa fornecedora de energia elétrica de sua região, em uma eventual vitória na Justiça, a Proteste Associação de Consumidores lançou um simulador on-line. Por meio do site, o consumidor acessa o simulador e insere algumas poucas informações, como valor médio gasto mensalmente com a conta de luz, o Estado em que mora e qual a empresa fornecedora de energia elétrica. Quase imediatamente surge na tela o valor aproximado do que teria sido pago a mais.

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.