sexta-feira, 25 de agosto de 2017

UFERSA: Uma “gigante” do Ensino Superior Federal no Interior Nordestino

thumbnail_Ufersa Mossoró_ Panorâmica_ Eduardo Mendonça_ Assecom_ Ufersa

Para alguns seria só um “muro”, mas para muitos outros o legado deixado pelo governo do Partido dos Trabalhadores para a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) vai bem além de uns quilômetros de tijolos e concreto.

Fundada em 1967, a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) ganhou título de universidade federal em 2005, transformando-se em Ufersa. E, assim como as instituições de ensino superior espalhadas pelo País, passou por um grande investimento com as políticas de expansão da educação superior desenvolvidas pelos governos Lula e Dilma.

“Foi quando ela tomou realmente dimensão de Universidade: de ter uma universalidade do conhecimento, política de ingresso e de permanência e de ter o incentivo à pesquisa, ensino e extensão de qualidade”, conta o docente da instituição Daniel Valença.

Segundo dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil de 2015, durante os 13 anos dos governos do PT, o número de matrículas no ensino superior aumentou 129%, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Em 2000, havia quase 2,7 milhões de estudantes cursando uma graduação. Em 2013, o número saltou para 6,2 milhões, ou seja, 3,5 milhões de estudantes a mais.

Entre os anos de 2002 e 2014, foram criadas 18 universidades federais e 173 campi implementados pelo Brasil. Como reflexo, 887 mil estudantes matricularam-se em instituições públicas em 2000, contra 1,8 milhão em 2013.

Mas esses números também são visivelmente presentes na Ufersa em Mossoró. Enquanto a Esam possuía apenas 1 campus com 04 cursos (Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola e Ambiental e Zootecnia), a Ufersa expandiu para 04 campus (Mossoró, Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros) com oferta de 45 cursos de graduação.

Hoje, a Ufersa é considerada a melhor universidade do interior Norte-Nordeste, a 32ª no ranking das universidades do Brasil e é avaliada com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Outro orgulho desta “gigante” da educação superior é ter o curso de Direito, criado em 2010, como o quinto melhor entre os 1.100 existentes no País.
A advogada Thariny Li

0 comentários:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR.

REGRAS PARA FAZER COMENTÁRIOS:
Se registrar e ser membro do Blog; Se identificar (não ser anônimo); Respeitar o outro; Não Conter insultos, agressões, ofensas e baixarias; A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica; Buscar através do seu comentário melhorias para nossa cidade.

A BOCA FALA AQUILO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO. E O NOSSO ESTÁ CHEIO DE AMOR! JUNTOS SOMOS MAIS.