ENEM!! Recomendação para Prova de Exatas é Descanso e Revisão Leve

Agência Brasil - No próximo domingo (12) será aplicada a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Para a reta final, a orientação dos professores é que os candidatos descansem e façam uma revisão leve dos principais assuntos que devem cair na prova de exatas.

O professor de química Paulo Valim, do Portal Química em Ação, disse que agora não é a hora para revisar todo o conteúdo, mas sim fazer uma revisão leve e descansar, de preferência fazendo atividades físicas para diminuir a ansiedade.
“Você passou o ano todo estudando, e agora é hora de colher os resultados de toda essa preparação. Então, se ficar na cabeça que tem que revisar tudo, vai gerar ansiedade e até insegurança, porque é muito conteúdo e o candidato pode se deparar com um conteúdo que ainda não saiba”, disse.

A orientação é que os alunos revisem apenas os conteúdos que têm aparecido mais no Enem, examinando as provas anteriores. Segundo o professor, em química, por exemplo, nos últimos anos sempre caíram questões de cálculo estequiométrico, de reconhecimento de funções orgânicas, de deslocamento de equilíbrio, além de questões de radioatividade, envolvendo reações de fissão, de fusão nuclear. "Agora é preciso ser esperto, ter uma estratégia e saber o que estudar”, orienta.

Outras dicas do professor são evitar excessos, dormir cedo no dia anterior para acordar cedo no dia da prova, se alimentar bem, não usar bebida alcoólica nem estimulantes.

Comentários