COSERN PRESERVA 1 600 ÁRVORES EM 09 ANOS INCENTIVANDO A REUTILIZAÇÃO DE CARRETÉIS DE MADEIRA



A Cosern consolidou os números do projeto Logisverde, uma iniciativa sustentável lançada há 09 anos pelo Grupo Neoenergia que ajuda a evitar a derrubada de árvores para produção de carreteis de madeira usados no transporte dos cabos de energia utilizados pela Distribuidora no Rio Grande do Norte.

Até dezembro, 18.994 bobinas deram entrada na Cosern e 4.822 carreteis foram revendidos às empresas fornecedoras, recolocando-as na cadeia produtiva por meio da chamada logística reversa. Considerando que para produzir cada bobina é necessária a derrubada de 03 árvores com média de vida de 20 anos, a preservação até agora foi de 1.607 espécies vegetais.

Além da redução no corte de árvores para a produção industrial das bobinas, o projeto Logisverde da Cosern diminui os riscos ambientais que outros fins dados às peças de madeira representam. Como parte dos carretéis é tratada com produtos químicos para ampliar sua durabilidade e resistência, a transformação em mesas para serem usadas em residências ou restaurantes pode trazer riscos à saúde e o descarte direto na natureza, por sua vez, pode contaminar solos e rios.

Com esse projeto sustentável, o Grupo Neoenergia já incentivou a reutilização de cerca de 44 mil bobinas e preservou 14.709 árvores nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia nos últimos 09 anos.