RN NÃO TEM RECOMENDAÇÃO DE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, DIZ SECRETARIA DE SAÚDE


Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) esclarece a população que o estado não é uma área de risco de febre amarela. De acordo com a Sesap, não há casos confirmados da doença no estado e somente as pessoas que vão viajar para áreas de risco devem se vacinar.

“A orientação é que essas pessoas procurem os postos de saúde com antecedência mínima de dez dias para se vacinar, munidos de comprovação de viagem (passagem aérea ou terrestre, comprovante de hospedagem ou endereço e contato de local em que irá se hospedar)”, explica a coordenadora de promoção à saúde da Sesap, Iraci Nestor.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. No Rio Grande do Norte foram disponibilizadas 55.300 doses no ano de 2017, sendo que o estoque atual na rede é de 11.110 doses. Todos os municípios estão abastecidos com a vacina e o RN tem estoque suficiente para atender a população nas situações recomendadas.

Além do RN, também estão fora da área de risco os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará. A coordenadora lembra que a vacina da febre amarela, apesar de segura, tem reações adversas. “Por isso, assim como toda vacina, é preciso avaliar as condições clínicas de pessoas imunideprimidas, grávidas, idosos, alérgicos a proteína do ovo, entre outras”.