MAIS DESCULPAS!! CHEGADA DAS ÁGUAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO FICA PARA 2019




O Ministério da Integração Nacional marcou uma nova data para a chegada das águas da transposição ao Rio Grande do Norte: “No próximo ano”, disse ontem o ministro Hélder Barbalho ao participar do Fórum Mundial da Água,  em Brasília.

“Próximo ano” foi o termo usado pelo antecessor de Barbalho, Gilberto Occhi, indicado pela então presidente Dilma Rousseff e que participou da programação final da Caravana da Transposição, organizada pelos bispos do Nordeste, que fez o trajeto inverso da transposição – da Barragem Armando Ribeiro, em Itajá/RN, a Cabrobó, em Pernambuco, onde conheceram a estação elevatória, responsável por colocar água do Rio São Francisco no primeiro trecho do canal da transposição.

Explicou que para chegar ao RN, as águas ainda deverão passar pelo estado do Ceará, no reservatório Jati, para poderem seguir com destino a Paraíba e, aí sim, chegar ao Rio Grande do Norte pelo leito do Rio Piranhas. As obras correspondem ao Eixo Norte  da Transposição. Se antes a expectativa era de que o estado cearense já tivesse águas em janeiro deste ano, as previsões do titular da pasta são de que o projeto contemple o Ceará ainda neste semestre.