TEM QUE ACABAR!! Política: Um Negócio de Famílias que Cresce a Cada Nova Eleição no RN. VEJA AQUI!!


Familias políticas no RN A cada nova eleição, disputa eleitoral parece mais “familiar” no Estado, com donos de mandatos eletivos lançando parentes para concorrer a pleitos.

Um “negócio” de família e em franca expansão a cada nova disputa eleitoral. É assim que pode ser encarada a política no Rio Grande do Norte há algumas décadas. 

O detalhe para este ano eleitoral é que, apesar de ser alto o índice de rejeição as chamadas “oligarquias familiares”, a disputa estará, mais uma vez, recheada de familiares – pais, irmãos, filhos e esposas de políticos – candidatos. E as tradicionais famílias Alves, Maia, Faria e Rosado, por exemplo, terão que disputar votos com os Calados, Lucenas, Dantas, Barbosas e Dicksons, dentre outros.

Em uma das chapas, por exemplo, deverão estar reunidos os primos Garibaldi Alves Filho (senador candidato a reeleição) e Carlos Eduardo Alves (ex-prefeito candidato ao Governo). Além deles, na proporcional para a Câmara dos Deputados, estará o filho de Garibaldi, Walter Alves, concorrendo a reeleição. O senador José Agripino deve completar a chapa majoritária de Garibaldi e o filho dele, Felipe Maia, a coligação de Walter.

A opção a esse grupo deverá ter a chapa de situação Robinson Faria, governador candidato a reeleição; com o filho Fábio Faria, deputado federal também candidato a reeleição. O nome de vice, cogita-se, deve ser indicada pela prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, esposa do ex-deputado estadual Carlos Augusto Maia, que compõe o clã Rosado da região Oeste do Estado.

Não quer votar em Alves, Maia, nem Faria, nem Rosado? Tem os “Dantas”, encabeçada pelo vice-governador pré-candidato a governador Fábio Dantas, casado com a deputada estadual Cristiane Dantas e filho de Arlindo Dantas, prefeito de São José do Mipibu. Fábio Dantas integra o PSB da família Motta, presidido no Estado pelo deputado federal Rafael Motta, neto do ex-federal Clovis Motta e filho do estadual Ricardo Motta. E essa chapa ainda pode ter aliança com o ex-governador e pré-candidato ao Senado, Geraldo Melo, casado com a ex-prefeita de Ceará-Mirim, Edinólia Melo.

A solução, então, seria as chapas de “esquerda”, tipo a que é encabeçada por Fátima Bezerra, pré-candidata ao Governo, certo? Nada disso. A deputada federal Zenaide Maia, que disputará o Senado, é integrante de uma família em expansão na política. Irmã do ex-deputado federal João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia, Zenaide é casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que, por sua vez, é irmão do vereador de Natal, Fernando Lucena (PT). Zenaide e Jaime ainda deverão lançar a filha, Mada Calado Maia, candidata a estadual.

Mada, por sua vez, concorrerá com a mulher do atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho, Teresinha Maia. No município vizinho, inclusive, outra pré-candidata a estadual mulher de prefeito: Deyse Elaine, mulher do prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira.

Na Câmara Municipal de Natal, quem não será candidato, vai lançar algum parente. É o caso do presidente da Casa, Raniere Barbosa, que apoiará a candidatura da mulher, Karla Veruska, à Câmara Federal. Ana Paula, mulher do ex-vereador Julio Protásio, deve apoiar o sogro, Professor Nivaldo Ferreira. Na Prefeitura, o recém-empossado prefeito Álvaro Dias deve lançar o filho, Adjuto Dias, a deputado estadual. O ex-prefeito, Carlos Eduardo Alves, Andrea Ramalho, também iria para a disputa, mas acabou desistindo.

FAMÍLIAS
ALVES
Família mais tradicional do Estado, teve sua história iniciada por Aluizio Alves, ex-governador. Hoje, tem como personagens de destaque Garibaldi Filho, senador; Walter Alves, deputado federal; Carlos Eduardo, pré-candidato a governador; Felipe Alves, vereador de Natal; e Henrique Alves, ex-deputado federal (preso).
MAIA
Composto atualmente pelo senador José Agripino Maia e o filho dele, o deputado federal Felipe Maia. Ambos são filiados ao DEM. Trajetória começou com Tarcísio Maia, ex-governador, pai de Agripino.
MAIA CALADO
Deputada estadual Zenaide Maia, irmã do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. Casada com Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, que é irmão do vereador de Natal, Fernando Lucena. Mada Maia, filha de Zenaide e Jaime, será candidata a estadual.
FARIA E MAIA
Falecida ano passado, Wilma de Faria foi o grande nome da família. Ex-governador casada com o também ex-governador Lavosier Maia. Hoje, apenas um nome na política: Marcia Maia, deputada estadual.
MESQUITA FARIA
O governador Robinson Faria herdeu a tradição do pai, o ex-deputado Osmundo Faria. O filho de Robinson, Fábio Faria, é deputado federal.
MOTTA
Ex-deputado federal Clovis Motta, família hoje tem o estadual Ricardo e o federal Rafael como representantes.
JÁCOME
Família em crescimento no Estado, é composta pelo atual deputado federal Antônio Jácome, pelo filho dele, Jacó, estadual; e pelo sobrinho, Erico, vereador em Natal.
ROSADO
Família tradicional e dividida em Mossoró. Um dos clãs, é representado pelo ex-deputado LAíre Rosado, casado com a atual vereadora de Mossoró, Sandra. Compõe o grupo a estadual Larissa e o ex-vereador Lairinho. Em outro grupo, estão Carlos Augusto Rosado, casado com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; e irmão do ex-deputado Betinho Rosado. Betinho, por sua vez, é pai do atual federal Beto Rosado.
RÊGO
Getúlio Rêgo é o deputado estadual patriarca da família. É pai do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo.
FERREIRA
O atual presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, também vem de família com tradição política. O pai dele foi deputado estadual, Ezequiel José Ferreira de Souza. O presidente ainda é primo dos ex-governador Iberê Ferreira e do ex-deputado Paulo de Tarso Fernandes.
FERNANDES
Hoje representado por Gustavo Fernandes, deputado estadual filho do ex-deputado Elias Fernandes.
DANTAS
Família também em fortalecimento no Estado, é composta pelo prefeito de São José do Mipibu, Arlindo Dantas, pai do vice-governador Fábio Dantas, que é casado com a estadual Cristiane Dantas.
LISBOA
Líder do governo Robinson na Assembleia, Dison Lisboa é sobrinho do ex-prefeito de Goianinha, Rubens de Andrade Lisboa.
SOARES
Gustavo Soares, prefeito de Assu, e George Soares, estadual, são irmãos.
FARIAS
Tomba Farias, deputado estadual, tem a mulher, Doutora Fernanda, prefeita de Santa Cruz.
NASSER
Vereador em natal, Dickson Júnior é hoje o único integrante da família com mandato. É irmão do ex-vereador Dickson Nasser e irmão do ex-estadual Dibson.
QUEIROZ
O estadual Nelter Queiroz é pai do ex-prefeito de Jucurutu, George, e filho do ex-estadual Nelson Queiroz.
ADÉCIO
José Adécio, estadual, é casado com a prefeita de Pedro Avelino, Neide Suely.
DICKSON
A família Jácome divide votos com os Dickson no segmento evangélico. Albert, deputado estadual, lançará a vereadora e esposa Carla Dickson a federal neste ano.
PROTÁSIO
Ex-vereador de Natal, Júlio Protásio tem a mulher vereadora, Ana Paula, e lançará o pai, Professor Nivaldo Ferreira candidato a estadual.
AQUINO
Aquino Neto, ex-vereador de Natal, é irmão do atual vereador Preto Aquino.
BEZERRA
Eleika Bezerra, vereadora de Natal, é irmã do ex-suplente de senador José Bezerra
MARINHO
Rogério Marinho, deputado federal, é filho de Valério Marinho, ex-presidente do PSDB no RN, e neto do ex-federal Djalma Marinho.
ARRUDA
Ex-estadual Leonardo Arruda é pai da vereadora de Natal, Júlia Arruda.
CARVALHO
Carvalho neto, ex-deputado federal, tem hoje o herdeiro Robson Carvalho, seu neto, na política. Ele é vereador em Natal.