Museu Câmara Cascudo no RN, Inaugura Mostra Digital na Cientec



O Museu Câmara Cascudo (MCC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inaugura, na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec)Museu Digital – Natura e Cultura. O projeto é feito em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e a Escola de Ciência e Tecnologia (ECT).

Pelo senso comum, natureza e cultura costumam ser pensadas como instâncias separadas, porém o objetivo do Museu Digital é explorar algumas formas de diálogo entre o ser humano, a natureza e as novas tecnologias e foi preparado especialmente para a Cientec, dentro da programação do aniversário de 60 anos da UFRN.

A proposta do MCC de mostrar que é possível conciliar passado e futuro, proporciona aprendizado e diversão aos visitantes. No primeiro espaço aberto, fotos de obras do museu exemplificam a transformação de matérias naturais (pedra e argila) pelo ser humano, em diferentes períodos, e a passagem do concreto ao virtual, graças a uma experiência de realidade aumentada. No segundo espaço, uma instalação projetada permite ao visitante interagir com elementos naturais do passado – paisagem e fauna – utilizando recursos tecnológicos.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 30 de junho, num estande localizado vizinho à Praça da Alimentação da Cientec. A entrada para o Museu Digital é gratuita.